TAP 2.0

Designação do Projeto: TERRAS ALTAS DE PORTUGAL 2.0 (TAP2.0) – VALORIZAÇÃO INTERNACIONAL DO SETOR AGROALIMENTAR DAS TERRAS ALTAS DE PORTUGAL
Código do Projeto: POCI-02-0752-FEDER-046016
Objetivo Principal: Visa a promoção da competitividade das empresas por via da internacionalização, através do reconhecimento internacional da imagem de Portugal associado à qualidade e sustentabilidade dos seus produtos de “excelência”, sua sofisticação e inovação, destacando a singularidade da oferta TAP.
Região de Intervenção: Centro e Norte
Entidades Promotoras:
502280271 | NERVIR – Associação Empresarial (Beneficiário Líder)
502280360 | AEBB – Associação Empresarial da Beira Baixa
501339612 | AIRV – Associação Empresarial da Região de Viseu
502280344 | NERBA – Associação Empresarial do Distrito de Bragança
502280310 | NERGA – Núcleo Empresarial da Região da Guarda – Associação Empresarial
Data de aprovação: 02-07-2020
Data de início: 01-10-2020
Data de conclusão: 29-09-2022
Custo total elegível: 543.693,36€
Apoio financeiro da UE: 380.585,35€
NERVIR | 141.874,16€
AEBB | 41.327,99€
AIRV | 40.641,22€
NERBA | 64.602,72€
NERGA | 92.139,26€
Objetivos, atividades e resultados esperados:
Objetivos Estratégicos
– Desenvolver ação coletiva capaz de promover o reconhecimento internacional da imagem de Portugal associado à qualidade e sustentabilidade dos seus produtos de “excelência”, sua sofisticação e inovação, destacando a singularidade da oferta Terras Altas de Portugal (2.0);
– Melhorar a competitividade internacional das empresas, através da disponibilização às PME de bens e serviços coletivos que potenciem mais e melhor inteligência económica e competitividade dos mercados internacionais;
– Alavancar o crescimento das empresas da região Terras Altas de Portugal através de processos sustentados de internacionalização, seja pelo aumento das exportações, seja pela presença/ reforço em mercados externos, que sinalizem oportunidades e constrangimentos em mercados externos, promovam a exploração de janelas de oportunidade de negócios e criem condições de suporte para uma melhor inserir externamente a oferta qualificada e inovadora da Região Terras Altas de Portugal e do País.
Atividades do Projeto
– Atividade 1 | Programa base de dinamização da plataforma TAP para a internacionalização e partilha de conhecimento e capacitação sobre mercados externos
– Atividade 2 | Operação exploratória internacional das TAP para prospeção, conhecimento e acesso a novos mercados
– Atividade 3 | Promoção internacional das TAP
– Atividade 4 | Divulgação das atividades e produtos do projeto
– Atividade 5 | Gestão do projeto.
Indicadores
– Novos acordos de parceria/colaboração firmados face ao número de presenças institucionais por mercado externo
– PME que consideraram útil a informação, metodologias ou ferramentas disponibilizadas no âmbito do projeto face ao total das PME que beneficiaram das ações e resultados
– Notícias/artigos gerados pela imprensa dos mercados alvo de promoção internacional integrada da oferta nacional de bens e serviços com referência às mensagens chave da campanha face ao total de notícias/artigos gerados pela imprensa desses mercados alvo