Terça, 12 Dezembro 2017

NERBA - Associação Empresarial - CENTRO QUALIFICA

O Centro Qualifica do NERBA-AE valoriza as aprendizagens que foram adquirindo ao longo da vida, mas também a possibilidade de aumentarem e desenvolverem competências através de formação qualificante.

O Centro Qualifica tem como foco central da sua atividade a qualificação de adultos assente na complementaridade entre RVCC - reconhecimento, validação e certificação de competências e a obrigatoriedade de frequência de formação certificada, em função dos perfis e das necessidades individuais dos formandos.

Destinatários/as

Adultos, maiores de 18 anos, que adquiriram saberes e competências através de experiências de trabalho e de vida e pretendam vê-las reconhecidas através de uma certificação formal.
Para aceder a um processo de reconhecimento, validação e certificação de competências ao nível do ensino secundário, os adultos até aos 23 anos, terão de comprovar 3 anos de experiência profissional.

O RVCC

O RVCC - Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências Profissionais tem em vista a melhoria dos níveis de certificação dos adultos com 18 ou mais anos de idade que não possuem certificação na sua área escolar e/ou profissional.

O processo é desenvolvido ao longo de um conjunto de sessões durante as quais os candidatos são apoiados na identificação e reconhecimento das respetivas competências e na recolha de evidências que as comprovem.

Certificação

A conclusão de um processo de RVCC escolar pode conduzir a uma certificação total (equivalente ao 1.º 2.º ou 3.º ciclos do ensino básico ou do nível secundário de educação) ou a uma certificação parcial. 

A conclusão de um processo de RVCC profissional pode conduzir a uma certificação total correspondente ao nível 2 de qualificação (caso o candidato já seja detentor do 3º ciclo do Ensino Básico) ou ao nível 4 de qualificação (caso o candidato já seja detentor do nível secundário de educação) ou a uma certificação parcial.

Dupla Certificação

Os processos de RVCC ESCOLAR e de RVCC PROFISSIONAL podem ser desenvolvidos de forma integrada, dando acesso à dupla certificação:

Certificado do 3.º ciclo do ensino básico e diploma de qualificação profissional de nível 2.

Certificado de nível secundário e certificado de formação profissional de nível 4.

 A frequência do Centro Qualifica NERBA-AE é gratuita.

As horas frequentadas neste processo serão contabilizadas no âmbito das 35 horas de formação contínua que o empregador deve facultar ao trabalhador (art.º 131.º do CT)

O NERBA tem disponíveis 104 saídas profissionais para certificar.

 

Mais Informações

 O NERBA tem disponível 27 áreas profissionais para certificar.

CONSULTE AQUI AS ÁREAS PROFISSIONAIS DISPONIVEIS

Logos financiamento CQEP.fw

Siga-nos